CÁLCIO

Laboratório de Análises Clínicas Oscar Pereira

CÁLCIO

Março 28, 2018 Saúde 0

O cálcio é um nutriente importante no organismo e sua deficiência pode causar danos ósseos e musculares.
Alguns alimentos podem prejudicar a absorção do cálcio, portanto, sua utilização deve ser evitada em conjunto com alimentos fontes de cálcio. São eles: café, chá mate e preto, chocolate e refrigerantes.
Utilize, se bem tolerado, três porções de laticínios/dia, exemplo: queijo branco (1 fatia), iogurte (1 pote) ou leite magro (1 copo).
Nem só laticínios são fontes de cálcio: folhosos, farelos, sementes e castanhas são ótimas fontes.
Cuidado, excessos de sódio e proteína na dieta podem prejudicar a absorção de cálcio.
O magnésio auxilia na absorção e utilização do cálcio. Ele está presente principalmente nos alimentos folhosos, portanto capriche nas saladas.
A vitamina D é muito importante na biutilização do cálcio, além de seu consumo na dieta, é recomendável a exposição ao sol, com proteção, no horário do início da manhã ou fim do dia.

Fique atento aos sintomas, pela falta de cálcio:
Dores e cãibras musculares.
Irritabilidade, Nervosismo.
Ossos fracos ou deformados.
Cólicas menstruais, Unhas fracas e pálidas.
Perda de memória.
Espasmos musculares.
Dor na coluna, Depressão.
Periodontite, Artrite crônica.
Dormência e formigamento nas mãos, pés e rosto.
Dores de cabeça.
Constipações, gripes e infecções.
Ansiedade.
Pressão alta

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