Manual de exames
Nome: BNP - PEPTÍDEO NATRIURÉTICO
Material: plasma com EDTA
Sinônimo:
Volume: 2,0 mL
Método: Eletroquimioluminescência
Coleta: Coletar sangue total com EDTA, centrifugar, separar o plasma e enviar refrigerado. Pode ser realizado em plasma com Heparina.
Interpretação: Uso : diagnóstico , prognóstico e tratamento da insuficiência cardíaca crônica (ICC). O proBNP, composto por 108 aminoácidos, é secretado principalmente pelo ventrículo, neste processo, sofre uma clivagem em BNP (77-108) fisiologicamente ativo e no fragmento N-terminal, NT-proBNP (1-76). A insuficiência cardíaca crônica é um síndrome clínico provocado pela limitação da função cardíaca de bombeamento. A gravidade da insuficiência cardíaca é classificada por fases, com base nos sintomas ( classificação de New York Association - NYHA ). Para o diagnóstico da insuficiência ventricular esquerda são utilizados testes clínicos e meios complementares de diagnósticos, como a imagiologia. O significado clínico dos peptídeos natriuréticos no controle da função do aparelho cardiovascular foi demonstrado e estudos iniciais revelam que os peptídeos natriuréticos podem ser utilizados para o diagnóstico de problemas associados a insuficiência ventricular esquerda. Nos indivíduos com insuficiência ventricular esquerda, as concentrações séricas e plasmáticas do BNP aumentam. As alterações registradas na concentração do NT-proBNP pode ser utilizadas para avaliar o sucesso do tratamento em doentes com insuficiência ventricular esquerda. Além desta aplicação pode ser útil para verificar se os sintomas tem causas cardíacas ou não cardíacas.
Referência: < 45 anos : 0,0 a 85,0 pg/mL 45 a 54 anos : 0,0 a 87,0 pg/mL 55 a 64 anos : 0,0 a 119,0 pg/mL 65 a 74 anos : 0,0 a 160,0 pg/mL > 75 anos : 0,0 a 254,0 pg/mL