Manual de exames
Nome: IMUNOGLOBULINA E - IgE
Material: soro
Sinônimo: IgE
Volume: 1.0 mL
Método: Quimioluminescência
Coleta: Jejum no mínimo de 4h. Caso o exame não for realizado no mesmo dia refrigerar a amostra. OBS: Em casos especiais poderá ser coletado pela manhã sem estar em jejum. A tarde após o almoço não poderá ser coletado devido a eventual lipemia.
Interpretação: Uso: avaliação de processos alérgicos (asma, rinite, dermatite); acompanhamento de parasitoses intestinais. A imunoglobulina E é uma classe de anticorpos que medeia uma variedade de reações de hipersensibilidade, por degranulação de basófilos e mastócitos. A presença de IgE específica para determinado alérgeno, em quantidades superiores ao referencial, pode estar associada a um aumento de risco relativo para o desenvolvimento de sintomas de hipersensibilidade mediada por IgE, principalmente em indivíduos atópicos. Nos processos alérgicos, predominam os sintomas alimentares na infância e os respiratórios no adulto. Valores aumentados: bronquites, mieloma, síndrome de hiper IgE, aspergilose, filariose pulmonar, síndrome de Wiskott-Aldrch.
Referência: Até um ano : < 15,0 UI/mL 1 a 5 anos : < 60,0 UI/mL 6 a 9 anos : < 98,0 UI/mL 10 a 15 anos : < 200,0 UI/mL > 15 anos : < 160,0 UI/mL