Manual de exames
Nome: INSULINA - Curva
Material: soro
Sinônimo:
Volume: 1,0 mL
Método: Eletroquimioluminescência
Coleta: Após jejum de 12 horas, punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos. Coletar amostra basal para dosagem de glicose e insulina. Administrar via oral 75 gramas de glicose (adulto) e para crianças 1,75/kg de peso. Coletar amostras de sangue nos tempos de acordo com o pedido médico, ou 0,30,60,90,120,180 .Dosar Glicose e Insulina
Interpretação: Uso: diagnóstico de insulinoma; avaliação de hipoglicemias. A insulina é um hormônio peptídeo, sintetizado e secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Seu efeito específico está relacionado ao aproveitamento da glicose e à diminuição desta nos níveis sangüíneos.
Referência: Basal : 2,6 a 24,9 uUI/mL Considerado patologico segundo Bittar R.: Insulinemia de jejum acima de 50,0 uUI/mL. Soma das insulinemias da 2ª e 3ª hora maior que 60,0 uUI/mL. - Não existem valores de Referência estabelecidos para os níveis de insulina pós-prandiais. A interpretação desses resultados deve ser feita pe- lo médico assistente, baseado nas características de cada paciente.