Manual de exames
Nome: B.A.A.R - Pesquisa
Material: escarro
Sinônimo: Bacilos álcool-ácido resistentes, Baciloscopia
Volume: Volume colhido
Método: Coloração Ziehl-Neelsen
Coleta: Escarro, Lavado bronquico, urina. Pode ser realizado na linfa, devendo dessa forma ser coleta do lóbula da orelha ou prega do cotovelo e ser enviada as lâminas.
Interpretação: Uso: diagnóstico de processos infecciosos causados por micobactérias. As infecções causadas por micobactérias têm aumentado sua incidência devido ao aumento no número de casos de imunodeficiência e ao desenvolvimento de resistência aos quimioterápicos observado na atualidade. Processos patológicos causados por estes microorganismos são de difícil diagnóstico, devido à característica crônica e inespecífica do processo e à dificuldade de isolamento do germe nos locais afetados. A opção de pesquisa de micobactérias por PCR melhorou a capacidade do laboratório em responder com boa sensibilidade e maior rapidez à necessidade diagnóstica. Os materiais empregados podem ser variados, desde escarro, sangue, urina, biópsia, etc.
Referência: Negativa Positivo : presença de B.A.A.R A Pesquisa de BAAR, compreende as pesquisas de Mycobacterium tubercolosis e Mycobacterim leprae. *** Outras tecnicas disponiveis em nossa rotina*** 1. Detecção de M. tuberculosis por PCR 2. Pesquisa de anticorpos (Sorologia), útil em todas situações clinicas e principalmente na Tu - berculose extra pulmonar.