QUAIS DOENÇAS ELA PREVINE?
A vacina Hepatite A é indicada para a imunização do vírus da hepatite A, uma doença que pode evoluir para a forma fulminante e até causar a morte.
COMO É APLICADA?
Via intramuscular.
ONDE PODE SER ENCONTRADA?
Ela pode ser encontrada no Laboratório Oscar Pereira, com atendimento domiciliar na cidade de Ponta Grossa - PR, ou na nossa unidade localizada na rua Francisco Ribas, 650.
INDICAÇÃO
A vacina Hepatite A é indicada para qualquer pessoa a partir dos 12 meses de vida.
CONTRAINDICAÇÕES
A vacina de hepatite A é contra indicada para quem teve reação anafilática a algum componente da vacina ou a doses anteriores.
POSSÍVEIS REAÇÕES
Reações muito comuns: irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, dor e vermelhidão no local da injeção.
Reações comuns: perda de apetite, sonolência, dor abdominal, diarreia, náusea, vômito, inchaço, mal-estar, febre, endurecimento no local da injeção.
Reações incomuns: otite, sinusite, dor de garganta, rinite, tontura, erupções na pele, dor muscular, rigidez muscular, dor nas articulações (quadro semelhante à gripe) e insônia.
Reações raras: diminuição da sensibilidade, dormências, coceira, calafrios, síncope vasovagal (desmaio). Esse evento adverso foi raramente notificado, com base em notificação espontânea, pós-comercialização. Esse tipo de evento geralmente está associado ao quadro de ansiedade/medo de injeção, conhecido como reação psicogênica.
CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A APLICAÇÃO DA VACINA
Febre: Apresentando febre alta, aguardar a melhora para realizar a vacinação.
Ocorrências: Ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, o serviço que realizou a vacinação deve ser informado.
Ocorrências prolongadas: Caso haja o prolongamento dessas ocorrências por mais de 72 horas, o paciente deve procurar o médico.
Dor: As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias.
QUAL É O ESQUEMA DE DOSES DA VACINA CONTRA HEPATITE A?
A vacina Hepatite A funciona com a aplicação de duas doses da vacina com intervalo de seis meses entre elas.
A aplicação rotineira aos 12 e 18 meses – ou o quanto antes, caso a vacinação não aconteça nessas idades – é aconselhada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm).
Na rede pública, a vacina contra hepatite A é aplicada apenas uma dose aos 15 meses de idade. Caso a criança não receba a vacina nessa idade, ela pode ser feita até 5 anos incompletos pelo Programa Nacional de Imunizações
Entre em contato e confira a disponibilidade.