QUAIS DOENÇAS ELA PREVINE?
A Vacina contra Dengue previne a ação dos quatro sorotipos do vírus da dengue DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.A dengue, que é uma doença que causa febre alta, dores e manchas no corpo e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti ou albopictus. Em alguns casos, ela pode evoluir com complicações graves que levam o indivíduo à morte.
COMO É APLICADA?
Via subcutânea.
ONDE PODE SER ENCONTRADA?
Ela pode ser encontrada no Laboratório Oscar Pereira, com atendimento domiciliar na cidade de Ponta Grossa - PR, ou na nossa unidade localizada na rua Francisco Ribas, 650.
INDICAÇÃO
A Vacina da Dengue é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos de idade.
CONTRAINDICAÇÕES
- Pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo, a qualquer componente da fórmula ou depois de tomar uma dose anterior da vacina;
- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive pessoas que estão fazendo quimioterapia ou tratamento com altas doses de corticosteroides;
- Pessoas com infecção por HIV sintomáticas ou assintomáticas com evidência de função imunológica comprometida;
- Gestantes e lactantes.
POSSÍVEIS REAÇÕES
Reações muito comuns: Infecção das vias aéreas superiores, diminuição do apetite, irritabilidade, cefaleia, sonolência, mialgia, dor no local da injeção, eritema no local da injeção, mal-estar, astenia e febre.
Reações comuns: Nasofaringite, faringotonsilite, síndrome gripal, dor articular, inchaço/equimoses e prurido no local de injeção.
Reações incomuns: Bronquite, rinite, tontura, diarreia, náusea, dor abdominal, vômito, erupção cutânea, fadiga, prurido, hemorragia e alteração da cor no local da injeção.
Reação muito rara: Angioedema.
QUAL É O ESQUEMA DE DOSES DA VACINA CONTRA DENGUE?
A vacina da dengue é recomendada como aplicação de duas doces, com intervalo de 3 meses entre elas.
CONFIRA DO QUE É FEITA A VACINA CONTRA DENGUE
A vacina da dengue contém, além dos 4 sorotipos de vírus da dengue atenuados, trealosedi-hidratada, poloxaleno, albumina sérica humana, fosfato de potássio monobásico e dibásicodi-hidratado, cloreto de potássio e de sódio e água para injetáveis.
OBSERVAÇÃO
A vacinação com a Qdenga para pessoas acima de 60 anos é autorizada de forma off label, a critério médico, respaldada pela aprovação de agências regulatórias, como: Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (ANMAT), agência regulatória da Argentina. Nesses casos, a PRESCRIÇÃO MÉDICA É OBRIGATÓRIA.
Entre em contato e confira a disponibilidade.