QUAIS DOENÇAS ELA PREVINE?
A Vacina Pneumocócica 13 é indicada para proteger contra doenças graves como pneumonia, meningite e otite em crianças, provocadas por 13 sorotipos de pneumococos.
COMO É APLICADA?
Via intramuscular.
​
ONDE PODE SER ENCONTRADA?
Ela pode ser encontrada no Laboratório Oscar Pereira, com atendimento domiciliar na cidade de Ponta Grossa–PR, ou na nossa unidade localizada na rua Francisco Ribas, 650.
​
INDICAÇÃO
A Vacina Pneumocócica 13 é indicada para uso adulto e pediátrico a partir de 6 semanas de idade.
​
CONTRAINDICAÇÕES
A Vacina Pneumocócica 13-Valente é contra indicada àqueles que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou depois de dose anterior.
​
POSSÍVEIS REAÇÕES
Reações muito comuns: perda de apetite, irritabilidade, sonolência, sono agitado, febre, dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção (incluindo dificuldade de movimento).
Reações comuns: dor de cabeça, diarreia, vômitos, erupção cutânea semelhante à urticária, febre acima de 39°C, endurecimento no local da injeção.
Reações incomuns: choro, convulsões (incluindo convulsões febris), reação alérgica de pele importante, endurecimento/inchaço ou vermelhidão no local da vacinação maior que 7,0 cm, aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia).
Reações raras: reação de hipersensibilidade incluindo inchaço facial, falta de ar, broncoespasmo, episódio hipotônico-hiporresponsivo (fraqueza generalizada).
​
Aplicação
Aplicação via intramuscular.
​
Antitérmicos
Não é recomendado o uso profilático (sem a apresentação de febre) de antitérmicos e antiinflamatórios antes e nas 24 horas seguintes à vacinação.
​
Dor
As dores no local de aplicação podem ser aliviadas com compressas frias. Nos casos de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.
​
Sintomas prolongados
Os sintomas persistentes, que duram por mais de 72 horas, devem ser pesquisados para a verificação de outras causas.
​
QUANTAS DOSES TOMAR?
Esquema vacinal por faixa etária e/ indicação médica.
É indicada dose única às crianças a partir dos 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação e àqueles ainda não vacinados. Podem ser indicadas duas doses com intervalo de dois meses em algumas situações. Nesses casos, há possibilidade de complementar a vacinação com a Vacina Pneumocócica 23-Valente (PN23).
​
Maiores de 50 anos recebem dose única.
​
Quem tem acima de 60 anos deve complementar a vacinação com a Vacina Pneumocócica 23-Valente (PN23).
​
Entre em contato e confira a disponibilidade.